data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 10 anos | Imprimir Imprimir
Secretaria de Saúde de Belmonte abre guerra contra a dengue.

Mosquito-da-dengueA Secretaria Municipal de Saúde avisa que em Belmonte, como em todo o Brasil, vem aumentando o número de casos de dengue. Algumas medidas já foram tomadas para que o ciclo desse mosquito seja interrompido em nossa cidade, porém devemos ressaltar que a conscientização de cada um é que faz com que o mosquito não se prolifere.
A Vigilância Epidemiológica e a Equipe de Endemias estão fazendo o seu trabalho na eliminação dos focos do mosquito. Como parte das ações, o agente de combate a dengue visita a casa da população colocando o larvicida nos depósitos com água.

agentes_ENDEMIAS

IMG-20150507-WA0055A Secretaria de Saúde também englobou em suas ações nos últimos dias o bloqueio que é a aspersão de inseticida nos arredores dos casos já confirmados. Vale lembrar que para que o bloqueio aconteça, o paciente tem que ter sido notificado e confirmado o diagnóstico da dengue, por isso é importante ir até um estabelecimento de saúde caso apresente alguns dos sintomas da dengue. Portanto, as pessoas que apresentarem febre, exantema (manchas vermelhas), prurido (coceira), cefaleia (dor de cabeça), dores no corpo, dores nas articulações e dores nos olhos devem comparecer na sua unidade de saúde ou no hospital para que a conduta correta seja tomada.

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.