data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 10 anos | Imprimir Imprimir
Registros fotográficos destacam a biodiversidade da região.
FOTO 2 - voo de um murucututu_Por Jailson Souza

Vôo de um murucutu – Por Jailson Souza.

Pela segunda vez no ano o registro fotográfico da fauna da região é destaque no site da revista National Geografic Brasil. As imagens foram feitos pelo monitor ambiental Jailson Souza, na RPPN Estação Veracel, e selecionadas pela revista no “Concurso Cultural Sua Foto”. Jailson Souza é colaborador da Equilíbrio Proteção Florestal, empresa parceira da Veracel Celulose.

No registro escolhido como foto do dia, em abril, Souza flagrou o momento exato em que uma jiboia captura um sanhaço, ave de plumagens coloridas e que se alimenta de insetos e frutos. Na segunda foto, divulgada dia 20/05, o monitor ambiental registrou o voo de um murucututu (Pulsatrix perspicillata), maior coruja tropical e uma das maiores do Brasil.

Os registros da natureza feitos pelo monitor ambiental tem permitido mostrar a diversidade da fauna de Mata Atlântica existentes na região. Segundo a coordenadora da RPPN, Virginia Londe de Camargos, estas imagens comprovam a exuberância da biodiversidade existente na RPPN.

FOTO 1 - Jiboia capturando o sanhaço_Por Jailson Souza

Jiboia capturando o sanhaço – Por Jailson Souza

Estação Veracel – A RPPN Estação Veracel foi criada em 5 de novembro de 1998. São 6.069 hectares de mata nativa preservados, entre os municípios de Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro, no Sul da Bahia. A área foi reconhecida como RPPN pelo Ibama, ou seja, é uma área particular perpetuada com o objetivo de conservar a biodiversidade e promover pesquisa e educação ambiental. Além disso, a área obteve ainda o reconhecimento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), como uma das Reservas de Mata Atlântica inscritas como Sítio do Patrimônio Mundial Natural. Até 2014, foram registradas na área da RPPN 691 espécies de plantas, 311 de aves e 28 de mamíferos.