Será uma falha, um descaso ou uma falta de compromisso de um governo que mal começou e já virou as costas para Belmonte? Essas são as ideias que permeiam as cabeças belmontenses diante das crateras que brotam todos os dias no asfalto da rodovia BA-001, principal rota de acesso das pessoas que chegam e saem de Belmonte.
O que revolta a população é que a promessa da recuperação da BA-001 existe desde o governo passado e que até o ex-governador Jaques Wagner, quando esteve na cidade em dezembro, afirmou que não iria recuperar a estrada, mas que faria reparos de emergência e que tinha certeza de que o seu sucessor faria o trabalho. O tempo passou e nem obras de emergência e nem a recuperação em si chegaram e o que vemos é uma estrada perigosa e intransitável causando prejuizos e mortes como a que aconteceu no ano passado onde um carro modelo Fiat Uno com 05 pessoas, ao desviar de uma cratera, acabou capotando e tirando a vida do Sr. César Antônio Villas Boas de Almeida de 56 anos.
O descaso é tão grande que o Governador Rui Costa não respeita nem as forças políticas belmontenses. Podemos citar como exemplo a Prefeita Alice Britto que foi a responsável pela votação maciça do governador na cidade. A mesma já mandou vários ofícios e na última vinda do governador a Porto Seguro, a prefeita de Belmonte se encontrou com o próprio, cobrou a recuperação da estrada, entregou um ofício pessoalmente e nada. O deputado estadual Jânio Natal já fez diversos pedidos e até hoje nada. Até um grupo de empresários e prefeitos preocupados com a realização do lançamento de um novo automóvel da montadora PEGEOT que será realizado na Vila de Santo André e atrairá um grande número de repórteres internacionais e que uma das vias de teste será a própria BA-001 o governador não ouviu.
Diante de tanto descaso e de uma sensação de desespero um grupo de moradores de Belmonte resolveu se unir e nessa terça-feira (31/03) depois de uma reunião realizada na sede do Esporte Clube América, membros da população belmontense resolveram se manifestar e ficou marcado para esta quinta-feira (02/04) o bloqueio da BA-001. O movimento, como foi discutido na reunião, será pacífico e apartidário e buscará a sensibilização do Governo do Estado e da Veracel. As pessoas que participaram do evento afirmaram que convidarão mais pessoas e que conseguirão transportes, alimentos e toda a logística necessária para permanecerem no bloqueio até que representantes da Veracel ou do Governo do Estado compareçam e negociem uma solução para a caótica situação da BA-001. Ficou acertado também que os manifestantes estariam entrando em contato com vários meios de comunicação, tanto regional como nacional, para que os mesmos venham mostrar o que está acontecendo. Os manifestantes ainda estão fazendo campanhas nas redes sociais e o movimento promete levar um grande número de belmontenses para protestar e tentar chamar a atenção das autoridades.