data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 10 anos | Imprimir Imprimir
O raio-x do movimento que marcou a história de Belmonte e deu uma aula de democracia para a Bahia.

O que aconteceu? É um movimento político formado por oportunistas querendo aparecer? São pessoas de algum partido político contra o PT? Algum político puxando as pessoas para se revoltarem querendo figurar o “salvador da pátria”? Nada disso. O movimento que vimos começar na madrugada da última quinta-feira (02/04) e terminar por volta das 12:00Hrs do mesmo dia foi simplesmente a união de pessoas que são apaixonadas por Belmonte, que cansaram de esperar e foram exigir das autoridades respeito pelo povo dessa terra.
Diante da importância e da dimensão desse movimento nossa equipe resolveu mostrar para os nossos internautas como foi a origem dessa manifestação que surpreendeu a todos e mostrou que Belmonte ainda tem heróis e não apenas politicagem.

 

IMG-20150331-WA0037

Membros do Grupo “A LUTA CONTINUA!” reunidos na sede do Esporte Clube América.

Os acontecimentos dos fatos tiveram inicio nas redes sociais onde o Sr. Luciano Ribeiro Andrade criou um grupo no watsapp intitulado “A LUTA CONTINUA!”. Luluca, como é conhecido frente à presidência da Liga Desportiva de Belmonte, procurou reunir nesse grupo pessoas pensadoras que tem opinião formada e que desejam o progresso de Belmonte. Como era uma comunidade formada por amigos, o grupo vinha tratando de diversos assuntos e fazendo resenhas, quando se abordou as péssimas condições da BA-001 que já tinha ceifado vidas e que permaneciam dando prejuízos e trazendo perigo para os belmontenses. Foi decidido então que não bastaria apenas pedido de políticos da cidade e que o Governo do Estado só ouviria se a população se mobilizasse e fizesse alguma coisa.

IMG-20150331-WA0039

Foto histórica depois de definidos os rumos do movimento.

A discussão se acalorou e os participantes do “A LUTA CONTINUA!” decidiram marcar uma reunião na terça-feira (31/03) para discutir pessoalmente o assunto e como seria o movimento. Ficou decidido que a manifestação seria ordeira e pacífica e que não se permitiria o uso do movimento por grupos políticos. O objetivo era ser uma manifestação de um povo que sofre com o descaso do Governo do Estado. Durante a reunião foi discutida a logística e como seria o abastecimento de água para os manifestantes, veículos que fariam o transporte dos mesmos, quem faria os contatos com a imprensa, entre outras necessidades. A data foi definida para quinta-feira (02/04) logo pela madrugada e ficou acertado fechar dois pontos pré-escolhidos na rodovia BA-001 com o objetivo de chamar a atenção também da Veracel para que a empresa também pudesse ajudar nessa grande necessidade.

IMG-20150402-WA0017

Os guerreiros, juntamente com a população, representante da Veracel e forças políticas da cidade exigindo providências do Governo do Estado.

Os guerreiros então acordaram cedo, foram para a estrada, fizeram barricadas, aguentaram o sol quente com toda energia e, apesar das dificuldades, estavam focados no objetivo de pôr fim ao grande descaso, e assim, evitar mais mortes e prejuízos causados pelas condições da BA-001. Vários veículos da imprensa apareceram e as imagens do movimento correram todo o mundo pelos mais diversos meios de comunicação. Também não podemos deixar de destacar o papel da população que abraçou a causa e lotou os bloqueios pedindo providências para a estrada. As forças políticas belmontenses também se uniram em torno da manifestação e esqueceram as divergências e, com esse objetivo, estiveram no local a Prefeita Alice Britto e os vereadores da base aliada e, representando a oposição, estavam o agricultor Janival Andrade e o vereador Turista. O Deputado Jânio Natal não esteve presente mas se manifestou a favor da manifestação através das redes sociais.

IMG-20150401-WA0038

Deputado Estadual Jânio Natal apoia a manifestação por meio das redes sociais.

Depois de todo esse esforço o objetivo foi alcançado: A Veracel mandou seu representante e prometeu ajudar no pleito, a Prefeita Alice Britto ligou para um representante da Superintendência de Infraestrutura de Transportes da Bahia (STI), autarquia que assumiu as atribuições do antigo DERBA, e o mesmo prometeu uma operação tapa-buracos com início no próximo dia 07/04 e uma audiência na sede do órgão para o próximo dia 17/04 com o objetivo de discutir como acontecerá a recuperação total da rodovia e um termo de compromisso foi assinado entre todos os envolvidos na negociação para que a manifestação chegasse ao fim e essas ações por parte do Governo do Estado fossem realizadas com a intercessão da empresa Veracel Celulose.

IMG-20150402-WA0061

Luluca, um dos organizadores do movimento, negociando com o representante da Veracel.

O resumo é que esses belmontenses mostraram que a população pode se organizar e lutar por melhorias. Eles mostraram que o nosso povo há muito tempo deixou de ser o “povo carneiro” de antigamente e que agora luta por seus objetivos. Esses guerreiros mostraram que os belmontenses cansaram de perder e agora querem os seus direitos. A única coisa que nos entristece é que, se tivéssemos essa iniciativa, nossa cidade hoje era outra. Com esses pensamentos talvez não tivéssemos perdido o território da Veracel para a Eunápolis e talvez nossa Belmonte não tivesse sofrido com os políticos mal intencionados.

Prefeita Alice Britto ouve os manifestantes e apoia o movimento.

Prefeita Alice Britto ouve os manifestantes, apoia o movimento e diz que a recuperação da BA-001 tem sido cobrada ao Governo do Estado desde a gestão anterior.

Os nossos guerreiros estão de parabéns e deixaram o recado que o nosso povo acordou, que os políticos que se cuidem porque outras cobranças virão e que nessas eleições eles terão que provar para que vieram porque os nossos heróis, acima de tudo, mostraram que o nosso povo agora tem consciência.