Sete pessoas foram presas e dois laboratórios de drogas foram desarticulados durante operação conjunta da Polícia Federal, Caema, 8º BPM e Graer – Grupamento Aéreo da Polícia Militar, realizada nesta quarta-feira (4) em Porto Seguro.
Foram aprendidos aproximadamente 65 quilos de entorpecentes, diversas armas de fogo – inclusive de grosso calibre e de uso restrito – e grande quantidade de munição. A ação, que começou na madrugada e terminou por volta do meio-dia, cumpriu mandados de prisão no distrito de Arraial d’Ajuda e no bairro Campinho.
A operação, denominada Camisa 11, em referência ao jogador de futebol Romário, teve como alvo a quadrilha de Arraial d’Ajuda chefiada pelo traficante Romário de Oliveira Brito, o Romarinho, que já cumpre pena no presídio de Eunápolis.
Um dos detidos foi Geovane de Oliveira Brito, irmão de Romarinho, capturado na cidade de Nova Lima (MG) e foragido da Justiça de Porto Seguro. Em Arraial d’Ajuda foram presos Gidelson Santos de Souza, Geraldo de Jesus Ferreira, Hítalo Santana Freitas, Alaedy Brito da Silva e Rodrigo Nascimento de Jesus.
João Santos Porto foi preso no Campinho. Ele é apontado, de acordo com a polícia, como líder da facção Santa Catarina e que estaria atuando com a quadrilha de Romarinho.
Foram apreendidos 25 quilos de cocaína e 40 quilos de maconha. Segundo a polícia, uma das apreensões ocorreu na BR-101, próximo a Itabela. Um suspeito transportava cerca de 12 quilos de pasta de cocaína de São Paulo para a Bahia, quando foi interceptado pela polícia.
Também foram apreendidos dois fuzis (um calibre 762 e outro AK-47), uma submetralhadora, sete armas curtas – cinco pistolas e dois revólveres -, além de 349 cartuchos calibre 45, 170 cartuchos calibre 40, 184 cartuchos calibre 9 milímetros, 27 cartuchos calibre 38, 21 cartuchos calibre 12, 104 cartuchos calibre 380, 49 cartuchos calibre 556, cinco coletes balísticos e três toucas ninja.
Quase uma centena de policiais atuaram na operação, que contou também com apoio de um helicóptero da PM. O tenente coronel Idilceu Bastos, do Comando Regional Sul da Polícia Militar, destacou que o resultado positivo foi fruto da parceria entre as polícias para o combate ao tráfico de drogas na região. Segundo ele, a ação foi deflagrada a partir de denúncias e do trabalho de investigação feito pela Polícia.