Dezenas de carros ficaram parados por mais de 10 horas, neste domingo ((11), na BA-001, no município de Santa Cruz Cabrália. Foi o resultado de um protesto de moradores contra a falta de policiamento nas localidades de Guaiú, Santo Antônio e Santo André.
Os manifestantes – usando galhos de árvore e pneus, fecharam a pista na ponte de Santo Antônio, que faz a ligação com a cidade de Belmonte. Eles cobram ações mais enérgicas do prefeito Jorge Pontes (PT) junto ao comando da Polícia Militar no sentido de reativar postos policiais e aumentar o efetivo policial naquela região.
Conforme os moradores, nos últimos meses tem crescido muito a criminalidade no local, principalmente assaltos à mão armada. A rodovia estadual só foi liberada por volta das 19h, mas um novo protesto já está marcado para esta segunda-feira (12), às 8h da manhã, no mesmo local.
O problema também se estende à Belmonte e a cidade, além de sofrer com o aumento da violência, ainda tem a situação precária dos órgãos de segurança como a delegacia da cidade que só abre de segunda a sexta em horário comercial, a falta de condições de trabalho da Policia Civil que acaba sobrecarregando a Policia Militar que tem que se deslocar para Porto Seguro quando efetua uma prisão, fato, que quando acontece, deixa a população sem policiamento quase a metade do dia. A falta de efetivo para as duas policias também é um fato que agrava ainda mais a situação agravando o clima de segurança em toda a Costa do Descobrimento.
Em conversa com a Prefeitua Alice, ela nos informou que, no caso de Belmonte, ela vem pedindo o reforço do policiamento para a cidade, inclusive com a volta das rondas da CAEMA para o município. Mas a mesma reconheceu que é um problema crônico do próprio estado e que as prefeituras não podem assumir essa responsabilidade.