A cultura belmontense invadiu Porto Seguro nesse domingo (18/01). Estamos falando da participação do Boi Duro de Belmonte na puxada do Mastro de São Sebastião. Turistas e moradores ficaram admirados com os bichos e com as personalidades culturais, se empolgaram e caíram no ritmo frenético dos tambores que seguiram o cortejo do mastro até o local do hasteamento na praça que fica em frente à igreja. Antes da puxada, os fiéis das mais diversas localidades participaram do momento de pedidos e amarraram diversas fitas no mastro na esperança do santo atende-los como reza o costume popular. O padre Damião, que comanda a paróquia de São Sebastião em Porto Seguro, também abençoou os pedidos e o mastro antes de seguirem em procissão.
Depois ocorreu um grande bingo com diversos prêmios e a tarde dos festejos terminou com mais apresentações do Boi Duro para os diversos turistas e moradores.
Esse foi apenas mais um dia da maratona de dez dias de festejos que acontecem todos os anos na paróquia de São Sebastião em Porto Seguro. Durante os festejos aconteceu a novena, onde um grande número de pessoas lotou a igreja todos as noites, e, logo após as missas, os fieis degustaram as diversas modalidades de culinária que se apresentaram a cada noite onde aconteceram a noite da culinária baiana, da culinária capixaba, dos salgados e tortas, culinária mineira, dos caldos, culinária goiana, das comidas típicas, noite do feijão tropeiro e churrasquinho e noite dos pasteis. Alem das atrações culinárias o publico ainda contou com apresentações de artistas locais e diversas manifestações culturais vindas de cidades da região.
A organização da festa foi por conta dos fiéis da própria paróquia que se revezaram em todas as noites do evento divididos em diversas equipes. A paróquia ainda contou com a ajuda e doações de empresários e da comunidade de Porto Seguro que participou massivamente de todas as noites do evento.