Parece que a onda de violência em Belmonte está aumentando com a aproximação do final do ano. Além de várias ocorrências corriqueiras como brigas de vizinhos por causa de som alto, desentendimentos em bar, que quase sempre são todas resolvidas nos locais sem maiores problemas, vimos acontecer também ocorrências incomuns como roubos, homicídios e tentativas de homicídios na cidade.
Os eventos violentos já começaram a acontecer no dia 25/12 onde por voltas das 15:30 Hrs da tarde um individuo de 19 anos identificado como sendo Ismael Souza dos Santos assaltou nas imediações da Av. Riomar, já chegando na Praia do Mar Moreno, dois menores e levou com ele uma corrente de prata e um par de sandalhas de marca. O mesmo conseguiu ser capturado pelos policiais e levado para a Delegacia de Porto Seguro, já que, a Delegacia de Belmonte está proibida de receber presos por falta de condições em suas instalações.
Ainda na noite do dia 25/12 foi tomado de assalto um Palio Vermelho no distrito de Barrolândia. O acusado pelo roubo a mão armada foi identificado pelo nome de José Gomes que estava preso por diversos crimes e acabou saindo por conta do indulto de natal. De posse desse mesmo veículo o mesmo meteu assalto em um posto de gasolina e ainda estava em mogiquiçaba com mais 03 homens armados, segundo informações conseguidas por nossa reportagem, o mesmo estaria procurando sua ex-mulher.
Já nas primeiras horas da madrugada do dia 26/12 ocorreram 03 disparos de arma de fogo em uma travessa localizada no centro da cidade. A Policia Militar foi ao local e confirmou o fato com os moradores mas não encontrou ninguém envolvido na ocorrência. Minutos depois em serviço de ronda encontrou a vítima atingida pelos disparos, que tinha corrido do agressor e acabou caindo dentro de um quintal localizado ao fundo da Igreja Santa Terezinha. A vítima foi identificada pelo nome de Evandson Marques de Souza de 21 anos, que foi atingido por um tiro na parte esquerda do abdômen, logo abaixo do pulmão, foi levado para o Hospital Dr. José da Costa Pinto Dantas e passa bem.
Ainda no dia 26/12, por volta das 08: 00 Hrs da manhã, dois homens tentaram assaltar uma loja de variedades localizada próxima ao Banco do Brasil, mas fugiram quando perceberam a aproximação de um veículo nas imediações, segundo o dono do estabelecimento, os mesmos confundiram o barulho do motor como sendo da viatura da Policia Militar.
Neste domingo (28/12) aconteceu mais uma ocorrência violenta. Dessa vez foi um homicídio no distrito de Barrolândia. A vítima foi identificada pelo nome de Eriquís Silva Santos de 19 anos e foi socorrido para o hospital. O menor identificado pelas iniciais V.J.S de 15 anos que também estava no local do ocorrido e que também foi atingido, foi socorrido e passa bem. Segundo informações, Eriquís estava em casa quando alguém o chamou e quando o mesmo abriu a porta já foi recebido a tiros pelo agressor que conseguiu fugir.
Apesar da população estar preocupada pelos fatos que estão acontecendo, a Policia Militar afirma que a situação está sob controle e que está reforçando o policiamento para tentar coibir ainda mais fatos dessa natureza.