Depois de 05 anos consecutivos de contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, a Prefeitura Municipal de Belmonte, já na gestão da Prefeita Alice Maria Britto, consegue aprovar com ressalvas as contas relativas ao exercício de 2013.
Para quem não sabe, o Tribunal de Contas dos Municípios é o órgão que fiscaliza todos os movimentos contábeis das prefeituras da Bahia no intuito de assegurar que os recursos estejam sendo usados corretamente. O Tribunal de Contas é um órgão consultivo e serve para auxiliar as Câmaras de Vereadores e o Ministério Público que são os responsáveis por fiscalizar e punir os maus gestores. Para se ter uma ideia, os critérios do TCM são tão rigorosos que a maioria das prefeituras baianas teve as contas rejeitadas pelos mais diversos problemas.
Apesar das ressalvas, a vitória não deixa de ser importante porque mostra uma melhora na contabilização dos recursos públicos. Para se ter uma ideia, A última aprovação de contas da Prefeitura de Belmonte aconteceu somente no ano de 2007, sob o mandato do ex-prefeito Iêdo Elias e de lá até 2012 a equipe econômica do ex-gestor não conseguiu mais o mesmo feito.
A equipe econômica da Prefeitura de Belmonte comemorou a notícia e a assessoria da Prefeita Alice Maria informou à nossa equipe que essa aprovação é muito importante porque foram as contas do primeiro ano da atual gestão, momento em que, estava se adequando a administração a um novo projeto de governo.
O setor jurídico da Prefeitura Municipal de Belmonte informou à nossa equipe que as ressalvas aconteceram por causa de pequenos erros contábeis que já estão sendo detectados e resolvidos e que há na administração atual uma crescente busca pela excelência.