O final de semana de eleições em Belmonte, até o momento, está sendo tranquilo. Nem no sábado (04/10), onde se costuma ter diversas denúncias de compra de votos, não houve ocorrências sérias.
Hoje (05/10) o clima continuou em paz e as seções permaneceram vazias na parte da manhã. A única confusão que teve foi um carro de som caracterizado com os números do candidato a deputado Jânio Natal que estava estacionado nas imediações de uma sessão e o fato gerou denúncias dos opositores. A justiça identificou o carro e tomou as providências cabíveis. Também aconteceram denúncias de compra de votos dos correligionários do candidato Robério Oliveira e a justiça eleitoral até o momento está apurando os fatos.
Infelizmente, o mau costume de alguns candidatos aconteceu mais uma vez na cidade. As ruas de Belmonte amanheceram sujas de santinhos jogados durante a madrugada. Mas a estratégia de tentar influenciar o eleitor através de panfletos não deu certo pelo simples fato de ter caído uma forte chuva durante a noite que ensopou os papéis fazendo-os virar uma pasta branca e ficarem inutilizados.
Apesar da tranquilidade essa eleição pra deputado revelará qual o grupo que está tendo um desempenho político bom, já que, os maiores nomes políticos da cidade estão lutando para mostrar quem tem mais força. No ringue de luta está a prefeita Alice Maria Britto apoiando o deputado federal Claudio Cajado e o deputado estadual Marcelo Nillo. Também temos a presença do ex-prefeito Iêdo Elias que fez uma aliança nunca vista na história dessa cidade e vem apoiando pra deputado estadual o deputado federal Jânio Natal e apoia Ronaldo Carlleto para deputado federal. Outro nome que surge é o de Robério Oliveira que tenta consolidar Belmonte como mais uma de suas áreas de influência política.
Quem vencer o embate vai conseguir uma força política muito grande para as próximas eleições municipais. Mais tarde o povo vai saber se os velhos caciques continuam mandando na cidade, ou se, o povo está clamando por nomes e ideias novas