A Bahia é o único estado a inserir em seu Plano de Sustentabilidade da Copa do Mundo da FIFA™ o plantio de mais de 30 mil mudas de espécies da Mata Atlântica. A iniciativa, denominada Programa Gol Verde, faz parte de uma série de medidas adotadas pela Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa-BA) e foi oficialmente lançada na manhã do dia 06/06, no Hotel Matiz em Salvador.
O Programa visa reflorestar uma área equivalente a um campo de futebol de espécies de Mata Atlântica no Estado da Bahia para cada gol marcado na Arena Fonte Nova, durante os jogos da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. Esta ação representa um dos resultados do Plano de Sustentabilidade e Legados do Programa Copa 2014, uma iniciativa pioneira da Secopa do Estado da Bahia que visa induzir uma nova cultura pautada nos princípios de sustentabilidade.
“Se os torcedores já torciam para que fossem marcados gols na Arena Fonte Nova, agora, vão torcer muito mais, já que na Bahia todo gol é Verde e, isso sim, é um golaço”, declarou Ney Campello na cerimônia de lançamento. O Secretário também comentou sobre as demais ações de sustentabilidade adotadas na Copa do Mundo da Bahia. “Todos os eventos da Secopa respeitam questões importantes de sustentabilidade e sociais também. Sempre optamos por inserir, por exemplo, a interprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), produzimos sempre menos materiais de descartes e hoje reforçamos nossas ações com o lançamento deste grande programa”, completa.
Durante o ato, a Veracel Celulose, parceira da iniciativa, assinou um Termo de Cooperação com a Secopa. “A Veracel já atua com o foco na sustentabilidade e este projeto da Secopa veio ao encontro com a nossa atuação. É um orgulho fazer parte deste time que está colaborando para que a Copa do Mundo deixe legados importantes para a Bahia”, declara Renato Carneiro, gerente de Sustentabilidade da empresa.
Com a finalidade de ampliar a ação, a Secopa convida as empresas e instituições a se unirem ao Programa. A intenção é conseguir ainda mais mudas e tornar os gols “mais valiosos”. “Durante todo o mundial de futebol, vamos nos articular com possíveis parceiros com a intenção de ampliar a cota de mudas. Assim, o programa que começa com 30 mil mudas pode acabar com muito mais e assim, ao invés de plantarmos um campo por gol, iremos atuar com cinco ou mais”, explica Patrícia Mazoni, consultora de Sustentabilidade da Secopa.
É possível participar de duas maneiras. A primeira corresponde à doação por parte dos interessados de mudas nativas do bioma escolhido e do plantio e monitoramento da quantidade doada– é preciso doar no mínimo 1.111 unidades. Já a segunda opção é disponibilizada para quem deseja colaborar especificamente com o plantio das mudas já contempladas pelo projeto.
A partir do dia 09 de junho, através do site da Secopa, será possível acessar o regulamento do Programa. Acesse >www.secopa.ba.gov.br e saiba mais.