Os órgãos públicos do município de Santa Cruz Cabrália começaram a contabilizar na manhã desta segunda-feira (7) os estragos provocados pelas chuvas entre sexta (4) e o sábado (5), quando 200 famílias tiveram que deixar suas casas após o temporal.
Nesta segunda-feira (7), a prefeitura informou que a Secretaria Municipal de Saúde deve começar a vacinar a população contra doenças como tétano, hepatite B, febre amarela e difteria.Ainda de acordo com a gestão municipal, equipes que atuam nas áreas de saúde e assistência social irão aproveitar a trégua das chuvas para visitar as regiões que foram mais afetadas a fim de identificar as residências que não podem mais receber moradores, como também ter informações sobre o quadro clínico das pessoas que enfrentaram os temporais dos últimos dias.
Conforme o coordenador da Defesa Civil de Santa Cruz Cabrália, Fernando Oliveira, 20 famílias permanecem abrigadas em escola do município, onde têm acesso a alimentação, água, roupa e colchões.As demais retornaram para suas casas ou foram para a residência de familiares. O número exato de famílias desabrigadas ou desalojadas será identificado nesta segunda-feira, a partir de levantamento que deve ser iniciado a partir das 10h, com a ajuda da Defesa Civil do Estado.
Policiais do 8º Batalhão de Policia Militar, empresários e comunidade fazem doações aos desabrigados.
Diante de tanto sofrimento, o 8º Batalhão de Policia Militar que atende as áreas de Santa Cruz Cabrália, Belmonte e Porto Seguro, buscou mobilizar a comunidade e conseguir ajuda para essas pessoas. A ação dos policiais teve como resultado diversos itens doados pelos empresários, comerciantes e pessoas da comunidade de Porto Seguro. Entre os itens conseguidos estavam: Colchões, alimentos, calçados, fraldas, entre outros.
A unidade comentou que a empresa Convention Bureau foi uma grande parceira na articulação com os empresário e diante desse esforço em conjunto foi formada uma corrente do bem que, com certeza, irá diminuir um pouco o sofrimento dessas pessoas.
As doações saíram da sede do 8º Batalhão em Porto Seguro transportadas através de um caminhão baú diretamente para a sede da Prefeitura de Santa Cruz Cabrália, onde foram direcionadas às pessoas necessitadas. Viaturas e policiais acompanharam a entrega dos produtos que aconteceu na tarde desta terça-feira (08/04).