data Categoria: Notícias |  data Postado por admin há 11 anos | Imprimir Imprimir
Aberta a Jornada Pedagógica 2014 em Belmonte

A  Prefeita Alice Maria Britto participou da abertura solene da Semana Pedagógica 2014 de Belmonte na Escola Polivalente do município, na manhã de terça-feira, dia 18 de fevereiro. O evento contou com a presença de  professores que atenderam ao convite da Secretaria Municipal de Educação e teve também a participação das Secretarias de Finanças e da Administração, do Presidente da Câmara de Vereadores, Alvino Matos, dos vereadores, Idinho e Lilico, além da Presidente da APLB – Srª Ionete Martins, a palestrante especialista em Educação Inclusiva – Srª Vera Lúcia Liu, e a palestrante Psicóloga e Psicopedagoga – Srª Lívia Dodds.

jornada

A solenidade contou com a participação do saxofonista Gentil executando a música “Um bom professor, um bom começo”, seguida da execução do Hino Nacional, Hino da Independência da Bahia e do Hino de Belmonte, pelo Coral Juvenil Vozes do Carmo e do Grupo Vinho Novo da Escola de Violões Martins.

O mestre do Cerimonial convida as autoridades para formação da mesa, em seguida a palavra ao Secretario de Educação Claudio Teodoro, abrindo a Jornada Pedagógica com o Tema: “Inclusão Escolar”.

jornada2

O Secretário de Educação Claudio Teodoro, começou suas palavras agradecendo a presença de todos os professores, ressaltando a importância do evento, afirmando ser o 1º passo para um novo modelo de ensinar. Dizendo ter uma missão como educador e que todos possam ter orgulho do que fazem. Uma escola pode ser considerada inclusiva, quando não faz distinção entre seres humanos, não seleciona ou diferencia com base em julgamentos de valores como perfeitos e não perfeitos, normais e anormais.
INCLUSÃO ESCOLAR, é aquela escola que proporciona uma educação voltada para todos, de forma que qualquer aluno que dela faça parte, independente deste ser ou não portador de necessidades especiais, tenha condição de conhecer, aprender, viver e ser, num ambiente livre de preconceitos que estimule suas potencialidades e a formação de uma consciência crítica.

Em seguida falou o Presidente da Câmara, Alvino Matos, o vereador Carlos Aguiar e a Presidente da APLB,  Srª Ionete Martins. Franqueada a palavra a Srª Vera Lúcia Liu, que foi bastante aplaudida pelos professores disse:

A INCLUSÃO trata-se de uma inovação, porém precisa ser bastante discutida para que seu sentido não seja distorcido e que não se torne um movimento polemizado. Inserir alunos com necessidades especiais nas escolas sejam elas de cunho público ou privado e sejam eles com quaisquer deficiências, permanentes ou temporárias, nada mais é que garantir um direito ao cidadão e isso é previsto em diversas leis esparsas e principalmente na Constituição Federal.

A INCLUSÃO ESCOLAR,  é, portanto, um processo que contribui para a construção de um novo tipo de sociedade através de transformações, pequenas e grandes, seja nos ambientes físicos, no meio jurídico, na mentalidade das pessoas e do próprio Portador de Necessidades Educativas Especiais.

O acesso à escola contribui consideravelmente para o processo de desenvolvimento humano, visto que é por meio dela que os portadores de necessidades educativas especiais bem como as pessoas que participam desse processo se beneficiam, pois desenvolvem atitudes positivas mutuamente, que se tornam ganhos tanto em habilidades acadêmicas como sociais para uma melhor  preparação na vida em comunidade. Disse a Srª Vera lúcia Liu.

Encerrando a solenidade de abertura, a Prefeita Alice Maria, em seu pronunciamento destacou a importância e a valorização que é dada ao Professor em sua gestão, mantendo um diálogo claro com todos os Educadores e apostando na formação contínua dos mestres.

jornadaalice

Falando da INCLUSÃO ESCOLAR(Tema da Jornada), disse que alunos excepcionais nas escolas não é uma conquista fácil, mas faz-se possível e necessária, pois para que esta se torne realidade, o sistema educacional deve se reestruturar deixando transparente que não são os deficientes ou portadores de necessidades educativas que devem se transformar para se integrar a escola e sim a escola que deve se adaptar para recebê-los.

Após a solenidade de abertura foi servido um delicioso lanche, seguida de uma dinâmica com perguntas e respostas musical . A coordenadora Carla Lemos, orientou a divisão dos grupos para ouvirem as palestras.