Aconteceram neste domingo 19/01 as provas do concurso público da cidade de Belmonte, nas quais 1545 candidatos concorreram a várias vagas efetivas do ensino médio e superior. Ao todo foram 104 vagas ofertadas com uma concorrência de 14,86 candidatos por vaga. O concurso público serviu para completar os quadro de vagas pendente da Prefeitura de Belmonte e reduzir ainda mais o número de pessoas contratadas. Os aprovados assim, terão mais segurança porque serão efetivados e não sofrerão mais com as incertezas do serviço contratado que sempre termina no final do ano.
Os índices de abstenções foram bem baixos e as salas estiveram cheias. Pela manhã foram aplicadas as provas do ensino médio e na parte da tarde foi a vez dos candidatos do nível superior fazerem a prova. Nossa equipe esteve nos colégios e não constatou nenhuma anormalidade na aplicação do concurso. Os candidatos abordados por nossa reportagem informaram que a prova não foi muito difícil, mas que, a concorrência está muito acirrada. Muitas pessoas de diversos municípios da região vieram para Belmonte para tentarem as vagas.
A prefeita Alice se mostrou satisfeita com a aplicação do concurso e informou à nossa reportagem que o certame trará segurança aos novos funcionários, já que, os mesmos não precisarão depender de politicagens e nem do humor dos prefeitos que assumirem o comando da cidade de agora em diante. “Esse concurso trará valor e dignidade para os novos funcionários, além da segurança e estabilidade do servidor público. As pessoas precisam estar com o futuro assegurado para poder se desenvolverem e eu me sinto feliz em dar essa oportunidade para essas pessoas.” Comentou Alice por telefone.
Os candidatos só reclamaram da questão do transporte porque a Brasileiro, empresa de ônibus que atende a cidade, não disponibilizou horários extras para atender o grande numero de pessoas e muitos candidatos foram obrigados a dormir na cidade porque o último ônibus tinha saído às 16:20Hrs e as provas terminaram às 17:00Hrs. Alguns candidatos ainda contaram com os serviços de taxis e lotações que estavam cobrando R$ 30,00 (trinta reais) por pessoa no percurso até a balsa de Santa Cruz Cabrália. As pousadas estiveram lotadas e faltaram vagas para atender todas as pessoas.
O Ministério Público acompanhou todo o andamento do concurso. Já aconteceram as provas do processo seletivo para um contrato de dois anos no dia 12 de janeiro e ainda ocorrerá no próximo dia 23 de fevereiro o concurso público para preencher as vagas do magistério.