O site do canal ESPN, detonou literalmente a escolha de Cabrália como “a casa da Alemanha”na Copa do Mundo 2014. O jornalista, Paulo Cobos, mostrou as mazelas que anos de descaso pelo poder público, refletem agora como “mídia espontânea” para o município.
Confira alguns trechos da matéria:
“A praia realmente é um paraíso. Mas localizada em uma cidade com muita pobreza e atraso. Segundo o último levantamento feito pela ONU sobre o desenvolvimento humano das 5.565 cidades do Brasil, Cabrália aparece apenas na 3.030ª posição, certamente a pior de um município que vai abrigar uma seleção durante a Copa do Mundo. O índice da “casa alemã” na Copa é igual ou próxima a de países como Filipinas, Uzbequistão e Síria.
O que mais ajuda a derrubar o desenvolvimento de Cabrália, segundo a ONU, é a educação. No Ideb, programa do governo criado para avaliar a qualidade do ensino fundamental nos municípios brasileiros, a cidade da Alemanha na Copa aparece na 4.327ª posição entre os alunos da quarta série e 3.647ª no caso dos alunos da oitava série. E em mais da metade das escolas de Cabrália os alunos não atigiram a meta ou tiveram queda de rendimento.
Ainda de acordo com o IBGE, 17,3% da população da cidade baiana está abaixo da linha de indigência: ou seja, vivem com uma renda inferior a R$ 70 por mês.
Apesar de avanços notáveis neste século, menos da metade dos habiantes de Santa Cruz Cabrália tem acesso a redes de esgotos adequada.
A cidade ainda corre risco considerável de viver uma epidemia de dengue, preocupação de turistas estrangeiros que pensam em estar no Brasil durante a Copa do Mundo.”
A assessoria de imprensa da prefeitura respondeu, dando a entender que tudo não passa de ciúmes pela escolha alemã ter sido feita pela Bahia: “ Realmente deve estar difícil São Paulo engolir a notícia de que a Bahia receberá 03 Seleções, estando entre elas a tri campeã mundial, uma das preferidas à final. Coloque para a gente os índices de São Paulo: como estão os homicídios? A poluição? O trânsito? O que ocorre quando chove? Desculpem-me caros colegas, mas de imprensa marrom e matérias encomendadas estamos cheios. Ah, vocês serão muito bem vindos à Santa Cruz Cabrália, viu?! E com certeza ficarão tão encantados quanto os alemães”, respondeu Bruna Eugenia, assessora de comunicação de Santa Cruz Cabrália.
Namidia Comunicação