Apesar de já ter melhorado muito, Belmonte sempre sofre nos períodos de chuvas fortes com os constantes alagamentos e as localidades mais afetadas são sempre os bairros mais carentes da cidade por não terem estrutura para o escoamento do grande volume de águas que toma conta das ruas e invade as casas.
Nas últimas chuvas o bairro mais afetado pelas águas foi o São Benedito que teve a maioria de suas vias totalmente alagada. Os moradores, diante da situação, procuraram o poder público e encontraram nas pessoas dos vereadores Célio (Tiofim) e Aelso Matos (Calango) apoio e ajuda para os mais necessitados.
Os vereadores citados receberam os pedidos de ajuda e encaminharam à Prefeita Alice Elias que imediatamente enviou máquinas para a realização de obras emergenciais de escoamento. Os tratores abriram valas para que as águas fossem escoadas rapidamente causando alívio aos moradores que pressentiam os grandes prejuízos se a água começasse a invadir as casas.
Esses problemas vividos pelo bairro São Benedito e também pelo bairro Bom Jardim expõem os frutos dos descasos vividos há vários anos pelos moradores. Os dois bairros nasceram e se desenvolveram sem planejamento e infraestrutura e as autoridades no passado fecharam os olhos para os problemas vividos por aquela comunidade. Felizmente essa realidade vem mudando, já que, várias ruas estão sendo calçadas e as duas localidades vem recebendo investimentos em infraestrutura e saneamento. Mesmo com todos os avanços, as pessoas ainda sofrem e precisam dessas ações de efeito paliativo para conseguir morar no local. A assessoria de imprensa da Prefeitura de Belmonte informou à nossa equipe que a prefeita Alice Elias sabe dos problemas vividos pelos bairros e não tem medido esforços para sanar os problemas através de diversas obras que estão em andamento e que estão no cronograma para serem realizadas.
Também temos que reconhecer que as ações dos vereadores citados e da Prefeita Alice Elias mostram que ainda existem políticos que tem consideração pelos seus eleitores e estão preocupados e sensibilizados com os problemas da cidade. As pessoas que vivem nestas localidades pelo menos foram respeitadas e foram ouvidas e isso é muito importante para uma comunidade carente que, na maioria das vezes, só é lembrada em épocas de eleições. Mas isso não quer dizer que o povo não deva reivindicar. Eles, apesar da boa vontade, nada mais fizeram do que cumprir com suas obrigações como representantes do povo. É preciso que se tenha consciência que as obras tem que continuar para que os moradores tenham uma solução definitiva para os alagamentos. Também é importante que o povo tenha discernimento para separar os políticos que tem compromisso com a cidade dos que apenas pensam em votos e não tem nenhuma responsabilidade e que essa consciência se reflita nas urnas nos períodos de eleições.