Belmonte neste domingo (22/12) teve uma tarde rica e cultural que há muito tempo não acontecia na cidade. Estamos falando do 5º FESTFANBEL, o festival de fanfarras belmontense que está em sua quinta edição e emocionando todo o público desde a sua criação. Desta vez o palco escolhido para o espetáculo foi a praça de São Sebastião no centro da cidade.Muitos acreditavam que não iria acontecer por causa das fortes chuvas que assolam a cidade, mas, felizmente, por incrível que pareça, a chuva deu uma trégua bem na hora do evento.
A primeira fanfarra a entrar na avenida e se apresentar foi a fanfarra do Complexo Escolar Polivalente de Belmonte, a FANMUP. A fanfarra é formada por alunos músicos que estudam no Polivalente e arrancou aplausos da galera durante as suas evoluções. Era impossível não se emocionar ao sentir os rufos dos tambores. Alexandre Magnavitta, diretor da unidade, era o mais animado da comissão e via em seu olhar o orgulho dos seus alunos. Alexandre também recebeu da Prefeita Alice uma homenagem ao ótimo trabalho apresentado pelos alunos.
Logo após quem entrou na avenida para se apresentar foi a fanfarra Falcões Independentes. Os integrantes da citada fanfarra são naturais de Itabuna e fizeram uma brilhante apresentação. O que chamou a atenção no espetáculo foram as evoluções dos dançarinos e um repertório eclético que executou até o sucesso “Show das Poderosas da cantora Anitta”. A fanfarra também recebeu uma homenagem da prefeita Alice Elias por ter participado e agraciado o evento.
Outra fanfarra que também levou a galera ao delírio foi a FAMUITA, a fanfarra municipal de Itajuipe. A fanfarra entrou causando com os seus dançarinos irreverentes que apresentaram um verdadeiro show. Com certeza foi uma das melhores apresentações do evento e o povo belmontense aplaudia a cada movimento ousado dos dançarinos.
Ao final da apresentação os responsáveis pela banda também foram homenageados pela prefeita Alice. A última fanfarra a se apresentar e que teve uma entrada triunfal foi a BANTIB, a fanfarra da Fundação Educacional Pedro Calmon. Logo ao começar a sua apresentação a banda foi recepcionada por uma salva de fogos que direcionou o olhar do grande público para o céu. Mas ao findar dos fogos o povo percebeu que o verdadeiro espetáculo estava acontecendo diante dos seus olhos, logo ali em frente. O repertório, os dançarinos, a banda, todos estavam em profunda sintonia e essa característica foi a que mais chamou a atenção do grande público.
O momento mais marcante foi quando a banda tocou o novo som do verão, o hit Lepo, Lepo da banda Psirico. A fanfarra executou o som do pagodão baiano imitando a percussão das maiores bandas de pagode da Bahia. Os dançarinos também não ficaram para trás e executaram uma linda coreografia mostrando a todos o molejo que só o baiano tem.
No final da apresentação da BANTIB Claudio Theodoro, Secretário de Educação, agradeceu a todos as fanfarras pelas brilhantes apresentações e comentou que estava super orgulhoso de ver as evoluções da BANTIB, que foi criada em sua gestão frente à Fundação Educacional Pedro Calmon. Claudio ainda revelou que fará de tudo para que a BANTIB participe do Festival de Fanfarras da Bahia e, para isso, pediu em público a permissão e a ajuda da prefeita Alice Elias para esse grande feito. Alice, por sua vez, acenou positivamente. “Não é possível que Belmonte, uma cidade formadora de tantos músicos, não tenha uma fanfarra neste grande festival. Faremos a diferença e orgulharemos nossa terra.” Comentou Claudio Theodoro ao final do evento.
Encerramos essa reportagem parabenizando a Prefeitura Municipal de Belmonte, e a todos os organizadores do festival, pela brilhante tarde que há muito não se via na nossa cidade. Foi emocionante ver os grandes artistas se apresentarem e saber que o nosso município continua sendo o grande berço cultural da Costa do Descobrimento.