Todos nós sabemos que o crime funciona 24 horas por dia e não tem descanso. A todo momento os meliantes tentam burlar a lei e a policia para cometer delitos. Infelizmente o governo do estado acha que em Belmonte não é assim e que os bandidos só trabalham em expediente administrativo que vai das 08:00 às 12:00Hrs e das 14:00 às 18:00Hrs de segunda a sexta-feira, são nesses horários que funciona a Delegacia de Belmonte por causa da falta de efetivo para o trabalho. Fora desse horário não há flagrante e nem recepção de presos, sendo que, meliantes capturados pela Policia Militar tem que ser levados para a delegacia de Porto Seguro. Outro problema detectado são as investigações que não acontecem na cidade por falta de pessoal para o serviço e os poucos agentes que tem ficam na delegacia apenas tomando conta dos presos e registrando ocorrências nos horários citados acima.
Tal fato citado acima dificulta e muito os trabalhos policiais na cidade. Porque ocorrências pequenas que acontecem geralmente nos finais de semana têm que ser conduzidas para Porto Seguro e nesse momento de deslocamento a cidade fica desprotegida, já que, só existe uma viatura da Policia Militar em Belmonte e uma guarnição de serviço.
O caso se agravou ainda mais com a transferência da Delegada Titular para o município de Santa Cruz Cabrália. Quem responde hoje pela cidade é uma delegada lotada em Arraial D’Ajuda e aparece alguns poucos dias da semana em Belmonte. Nossa equipe procurou informações de quando seria nomeado um novo delegado para a cidade mas não obteve prazos específicos sobre o assunto.
Agentes da Policia Civil não quiseram comentar o caso e apenas informaram que estão se esforçando mesmo com todas as dificuldades e, enquanto isso, os belmontenses esperam que alguma providência seja tomada para melhorar a segurança na cidade.
Ah! Já íamos esquecendo que tem uma notícia boa no meio disso tudo: A Policia Civil em Belmonte ganhou uma viatura nova para ficar na cidade. Agora só falta o efetivo para trabalhar nela.