data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 12 anos | Imprimir Imprimir
Número de homicídios vem caindo em Porto Seguro, diz comandante do 8º BPM

 

 

comandante_p

Desde que foi inaugurada a Base Comunitária de Segurança, no dia 28 de janeiro deste ano, não é registrado homicídio na área do Complexo Baianão, em Porto Seguro.

A afirmação é do novo comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Valter Serpa de Oliveira Filho, que assumiu o cargo no dia 18 de março.

“Há 60 dias não acontece um homicídio na área correspondente à Base Comunitária do Baianão. Creio que nunca houve dados estatísticos tão favoráveis quanto este”, ressaltou.

Ele revelou ainda que os índices mostram uma redução da criminalidade no município. “Em janeiro houve 11 homicídios, em fevereiro foram 8 casos e em março, de 5 a 6. É uma tendência de baixa muito grande e, com as parcerias que estamos buscando, acho que vamos melhorar ainda mais esses índices”, salientou.

A Base Comunitária do Baianão está comprovando a sua eficácia e creio que é um caminho sem volta. O ideal é que tivéssemos a possibilidade de aumentar o número de bases comunitárias”, comentou.
De acordo com o tenente-coronel Serpa, não se trata simplesmente de implantar uma base comunitária, mas de tudo o que vem junto com ela.

“A base comunitária se propõe a ser o carro-chefe da segurança e da tranquilidade pública, mas tem que ser atrelada à parte de iluminação pública, de saneamento básico, de políticas públicas, e isso tudo estamos buscando através de parcerias”, comentou.

Onda de assaltos

 

Apesar dos números favoráveis divulgados pelo tenente-coronel Serpa, moradores afirmam que houve um aumento considerável de assaltos no Complexo do Baianão, especialmente durante o feriado da Semana Santa. Segundo relatos de comerciantes do bairro e dos próprios moradores, nesse período teriam sido contabilizados mais de dez casos de roubos.

O comandante do 8º BPM afirma que foram registradas ocorrências, mas não nessa quantidade. “Aconteceram alguns ilícitos que, na maioria dos casos, foram repelidos. As estatísticas dizem que em quase 90% dos casos os autores foram localizados, os objetos foram recuperados e as drogas, apreendidas”, disse, garantindo que o número de ocorrências não fugiu à normalidade nesse período. “Aconteceu uma tentativa de assalto contra um estabelecimento comercial que imediatamente foi rechaçada pela polícia, inclusive alguns meliantes foram vítimas. Houve também outras ocorrências, mas todas foram atendidas de pronto”, reiterou.

Com relação a uma tentativa de sequestro relâmpago contra o dono de um supermercado, ocorrida no centro, o tenente-coronel Serpa disse que os criminosos foram presos dois quilômetros depois de onde o carro foi tomado de assalto, o veícu

 

lo foi recuperado e a vítima saiu ilesa.

Cabrália

Em Santa Cruz Cabrália, os moradores reclamam do aumento da criminalidade no município desde que a Base Comunitária foi instalada no Baianão. “Quando a Polícia Militar atua em um lugar, a criminalidade migra para outro. Isso ocorreu em Salvador e também no Rio”, lembrou o tenente-coronel.

Para coibir essa migração, já está havendo um reforço no policiamento nas regiões localizadas ao Norte e ao Sul de Porto Seguro. “A Companhia de Ações Táticas (Caema) já está atuando no distrito de Trancoso, em Cabrália e Belmonte”, explicou o comandante, ressaltando que, estatisticamente, não há registro de aumento no índice de criminalidade nesses locais. “Estamos fazendo um levantamento e já realizamos algumas ações nesses lugares.”