Infelizmente em meio a uma folia tão bonita e organizada que está sendo o Carnaval 2013 em Santa Cruz Cabrália, sempre tem pessoas que usam esse bom momento para aprontarem e destruir a alegria da festa através de roubos, brigas e bebedeiras desenfreadas. Felizmente em todos os casos as forças de segurança estavam presentes e agiram imediatamente contendo todas as incidencias.
Entre todos os casos, dois foram os que chamaram mais a atenção. O primeiro aconteceu no sábado (02/02) por volta das 06:00 Hrs da manhã envolvendo um grupo formado por cinco jovens, onde apenas o jovem Lazaro Costa Gloria era o maior de idade com 19 anos e, acusado pelas vitimas como o chefe do grupo. Esse grupo fez um verdadeiro arrastão assaltando três turistas em pontos diferentes do circuito da festa. A Policia Militar empreendeu várias buscas em todos os cantos da cidade e conseguiu prender o grupo que já tinha se espalhado. Os menores infratores foram presos no bairro Campinho, centro da cidade e nas proximidades da Policlínica. Todos foram levados para a delegacia e reconhecidos pelas vítimas, sendo que, no meio da confusão ainda um ônibus teve as janelas quebradas devido à revolta das vítimas que tinham sido assaltadas e tentaram prender os meliantes a todo custo enquanto a Policia Militar não chegava no local.
Por volta das 18:00 Hrs aconteceu mais outro incidente violento. Dessa vez os envolvidos foram dois policiais militares de folga que se desentenderam na conveniência de um posto de gasolina. Um dos envolvidos acabou alvejando o seu colega. O tiro pegou de raspão embaixo do braço da vítima que conseguiu escapar por pouco da agressão. A Viatura da Policia Militar de Santa Cruz Cabrália chegou rapidamente no local, conseguiu desarmar o agressor e prendê-lo em flagrante, a vítima já tinha sido socorrida antes da chegada da viatura. A Policia Militar ouviu a vítima ainda no mesmo dia e o agressor ficou preso na sede do 8º Batalhão em Porto Seguro para apuração do ocorrido. Os envolvidos foram identificados como SD PM Porto (agressor) e Sd PM Pereira (Vítima).