Presos suspeitos de roubo de gado em propriedades rurais no povoado de Santa Maria Eterna, município de Belmonte, três homens foram atuados em flagrante nesta segunda-feira (18). Joelson Alves dos Santos, 46 anos, Crispin Pereira Xavier, 33 e Ismael Melo dos Santos, 30, foram detidos por volta das 23h de sábado (16) na Fazenda Guaraci.
Os soldados da Polícia Militar César e Leônidas informaram que eles foram flagrados, depois de uma denúncia anônima, já tentando abater uma vaca na fazenda. O animal, segundo os policiais, já estava amarrado. Com os suspeitos foram apreendidos um veículo Strada, machado, faca, amolador, panos de açougue, um rifle e farta munição.
Outros dois fazendeiros que tiveram gado roubado nas fazendas São José e Bielmonte, também em Santa Maria Eterna, reconheceram a picape usada pelos criminosos. A polícia informou ainda que os demais gados abatidos na localidade apresentavam perfurações na cabeçaa semelhantes às provocadas por um rifle.
Os acusados foram encaminhados para a delegacia de Polícia Civil da cidade de Belmonte e autuados em flagrante por tentativa de furto qualificado e posse ilegal de arma de fogo.
As investigações apontaram também que a carne proveniente do abate clandestino abastecia o açougue Central de Carne Boi Bom, localizado na Rua Pedra Azul, no Parque do Sapoti, em Porto Seguro e que pertenceria a Crispim. O veículo usado na ação é de propriedade da mulher dele, Valdete Alves de Lima, que trabalha de caixa no referido açougue.