Neste verão, se depender das forças de segurança em Belmonte, a população poderá ficar tranquila e os meliantes terão muito trabalho para cometer as suas ações. Podemos ver isso através de duas ações de sucesso realizadas pelos guerreiros da 5ª Companhia de Policia Militar de Belmonte e pelos homens da CAEMA.
A primeira foi realizada no último sábado (02/02) onde dois soldados do pelotão do povoado de Boca do Córrego realizaram uma abordagem a um veículo Fiat Uno de cor vermelha suspeito que era conduzido pelo Sr. Michael Souza dos Santos que é natural de São Paulo. Também estava no carro Thiago Souza Pereira(que tinha sido capturado pela Policia Militar e conseguiu fugir do posto de Santa Maria Eterna em outra operação), Antonio da Silva Souza Júnior e Hélio de Oliveira Nunes.
Durante a abordagem ao veículo os Policiais Militares descobriram no interior do veículo 30 trouxas de pó embranquecido aparentando ser cocaína que estavam escondidos perto dos pedais de freio e embreagem, por baixo do tapete do veículo. Os Policiais Militares ainda tomaram conhecimento de que a droga pertencia ao meliante conhecido pelo codinome Kena.
A segunda operação foi feita pelos guerreiros da CAEMA na Trav. Visconde de Cairu, onde os Policiais Militares abordaram uma residência que é conhecida como ponto de venda de drogas. Durante a operação foi detido um individuo conhecido como Zé Bobó que é pai de José Roberto Conceição de Souza, conhecido como Beto que já tem passagem por tráfico de drogas. Também estavam no local os indivíduos Gilson Conceição Souza conhecido como “Ceguinho” e irmão de Beto, Cristiano dos Santos vulgo “Neguinho”, Emerson Menezes Barros vulgo “Capacete”, Wanderson Santos de Melo e Ana Maria Fernandes de Almeida Dias. Foram apreendidos no local: 01 arma de fogo tipo garrucha artesanal municiada, 04 cachimbos para o uso de crack, 04 buchas de maconha, cento e vinte reais em espécie, 06 bicicletas, 05 facões, 01 aparelho de som gradiente, 01 receptor de parabólica, 01 monitor de computador, 02 TVs 14”, 06 DVDs, 01 kit higiênico para banheiro, 02 baterias veicular, 01 balança digital grande, 01 microsistem, 01 caixa de som portátil, 04 celulares, 03 relógios, 05 aneis cromados e dourados, um cartão de vale-refeição e quatro buchas de maconha.
Émerso Menezes, mais conhecido como Capacete e Ana Maria afirmaram aos policiais que eram usuários e tinham ido comprar a droga na mão de José Roberto/Beto e estavam pretendendo usar ali mesmo no local quando foram surpreendidos pelos Policiais da CAEMA. Wanderson Santos Melo confessou também que os materiais ali encontrados eram provenientes do tráfico de drogas e que eram trazidos pelos viciados para pagarem o consumo.
Todos os envolvidos nas duas operações foram levados para a delegacia de Belmonte e estão à disposição da justiça.