data Categoria: |  data Postado por redacao há 12 anos | Imprimir Imprimir
Desafios do verão: Buracos na estrada, quebra-molas sem sinalização e preços altos das passagens.

quebra-molas-dentro-3

 

Ano novo chegando e os turistas que vem aos montes para a Costa do Descobrimento já lotam os hotéis e pousadas da região. Mas um grande perigo ronda os turistas e até o momento o poder público não deu jeito na situação. Estamos falando dos buracos que existem na BR 367 causados pela má conservação da estrada e, o pior, o perigo causado pelo descaso das autoridades locais com os múltiplos quebra-molas entre Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália que não estão sinalizados oferecendo riscos aos usuários das estradas.

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que disciplina este assunto no CBT (Código Brasileiro de Trânsito, lei federal nº 9.503/97), determina que as lombadas, como são chamados os quebra-molas, deverão ser pintadas com faixas diagonais em cor amarela contrastante com o restante do pavimento para ser mais facilmente visualizada. Devido à abrasão que os veículos causam, essa pintura deve sofrer manutenção constante. É recomendável que a sinalização de advertência seja feita em braço projetado a pelo menos 50 metros antes da lombada.

O usuário que sofrer prejuízo em razão da falta de sinalização pode mover ação contra o órgão responsável, que terá que responder judicialmente, sendo o engenheiro projetista o principal responsável. Infelizmente tudo só é lindo no papel porque a realidade é totalmente diferente.O que nos admira é que as administrações das duas cidades até o momento não tomaram nenhuma providência quanto à situação e, por causa, desse descaso os turistas e visitantes terão que tomar cuidado com as armadilhas escondidas na estrada.

buracos-dentro-3Outro ponto que precisa de muita atenção é a estrada que liga o povoado de Santo André à cidade de Belmonte. A prefeitura de Belmonte já fez uma operação tapa-buracos na parte que fica dentro do território do municipio mas a parte que pertence a Santa Cruz Cabrália permanece com verdadeira crateras, sem pinturas de marcação da pista e sem manutenção. Quem quiser chegar a Belmonte para curtir o reveillon precisa tomar muito cuidado com esse trecho que promete ser um dos mais perigosos nesse verão da Costa do Descobrimento.

Para quem pretende usar o coletivo as noticias também não são boas. Informações conseguidas por nossa reportagem constam que a empresa Brasileiro, que faz a linha Porto Seguro X Santa Cruz Cabrália, pretende aumentar o preço da passagem dos absurdos R$ 4,00 (Quatro Reais) para R$ 4,40 (Quatro reais e quarenta centavos). Sem contar que as outras empresas também planejam seguir o mesmo exemplo dificultando a vida dos porto segurenses que pagam caro para ter um transporte ruim e cheio de atrasos. Uma pesquisa de nossa equipe percebeu que já há atrasos nas linhas de  coletivos da Brasileiro de até 45 minutos e o principal vilão é a quebra dos ônibus onde a empresa abusivamente não coloca outros cabendo à população esperar o próximo horário para poder viajar, sem contar com o trânsito caótico que dificulta ainda mais a situação. Outros abusos que também causam raiva aos turistas e moradores da Costa do Descobrimento são os conhecidos e abusivos horários dos ônibus que fazem a linha Santa Cruz Cabrália X Belmonte, para ser ter uma idéia, quem perde o ônibos de 13:50 horas, se não conseguir uma carona, só poderá viajar para Belmonte às 17: 50 horas, são quatro horas esperando um transporte que maltrata e revolta a população e os turistas que desejam visitar a Terra do Mar Moreno.  O que tem que se destacar é que entra prefeito e sai prefeito e nenhum governante se atreveu a exigir da Brasileiro mais respeito aos belmontenses, sendo que, até o povoado do Guaiú tem mais moral do que Belmonte e tem ônibus fazendo a linha de uma em uma hora não deixando a população do povoado a ver navios do outro lado da balsa como se encontra a população de Belmonte.