A apicultura é considerada uma das grandes opções para a agricultura familiar por proporcionar o aumento de renda, por meio da oportunidade de aproveitamento da potencialidade natural de meio ambiente e de sua capacidade produtiva. Estas são considerações apontadas pelo estudo divulgado pela Comissão Executiva para o Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac). Com base neste estudo, e buscando incentivar o uso múltiplo da floresta, será assinando hoje (12/11), às 15h, no auditório do Hotel Portal, em Eunápolis. o convênio de cooperação entre a Veracel Celulose e sete associações de apicultores da região, beneficiando mais de 135 apicultores e suas famílias.
Durante o evento, o engenheiro agrônomo Ediney de Oliveira Magalhães, do Centro Regional de Apicultura do Sul da Bahia, do Ministério da Agricultura e Abastecimento/Ceplac/Cepec, fará uma palestra sobre o potencial da apicultura no Extremo Sul da Bahia e assistente Florestal da Veracel Celulose Márcio Reis falará sobre a experiência do uso do plantio de eucalipto como pasto apícola.
Desde 2009, a empresa já mantinha convênio com a Associação de Apicultores de Eunápolis, que conseguiu uma produção média de 40 toneladas de mel por ano. Com a assinatura dos convênios, os apicultores ligados a Associação de Apicultores de Eunápolis (ASOAPE), Associação de Apicultores e Meio Ambiente de Guaratinga (ASAPMAG), Associação de Apicultores do Município de Belmonte (AAPIBEL), Associação Apícola de Itabela (APISBELA), Associação dos Apicultores de Itagimirim (AAPITA), Associação dos Apicultores e Agricultores de Boca do Córrego (Belmonte) e a Associação dos Micros, Pequenos, Médios Produtores Rurais e Moradores do Rio Ubu (Belmonte) irão utilizar o pasto apícola das áreas da Veracel para instalação de caixas coletoras de mel.