Faltando 22 dias para as eleições municipais 2012, Janival Andrade Borges foi o primeiro candidato a Prefeitura de Belmonte a realizar comício. A manifestação aconteceu no final da Avenida Tamandaré e reuniu um grande número de pessoas.
O comício contou com a presença marcante do Deputado Federal Jânio Natal que chegou à cidade por volta das 20:30h e caminhou da Barrinha na entrada da cidade até o local do comício juntamente com Janival e os candidatos a vereador de sua coligação onde receberam o abraço carinhoso das pessoas por onde passavam.
No comício o candidato a vereador Calango fez um breve pronunciamento onde apresentou parte do trabalho que começou a executar quando foi vereador e que mesmo não sendo eleito em 2008 não deixou de ajudar as pessoas como vinha fazendo.
O candidato a vereador Alex Ramos, representante dos Bairros Bom Jardim e São Benedito falou logo em seguida onde ressaltou que está sendo vítima de boatos mentirosos lançados pela oposição afirmando que sua candidatura está impugnada, o que é uma grande mentira e pediu a Janival que se eleito implante um Centro de recuperação para dependentes químicos no Bairro Bom Jardim para atender e ajudar a todas as pessoas a se livrar das drogas.
A candidata Candeia foi a terceira a se pronunciar, seguida do também candidato a vereador Ozaniel que falou da deficiência da saúde pública municipal. Ozaniel contou a triste história de seu pai “Srº Situ”, que aguardava um exame do coração no hospital municipal agendado para alguns meses à frente quando sofreu um infarto e não resistiu vindo a falecer.
O candidato Luluca que fez uma breve apresentação de sua vida, afirmou que o povo belmontense vai ter orgulho de o ter eleito vereador pois realizará um trabalho nunca visto no legislativo municipal.
Depois dos candidatos a vereança, foi a vez de o Deputado Federal Jânio Natal fazer uso da palavra. Jânio iniciou pedindo um minuto de silêncio em homenagem ao seu amigo o “Srº Sitú” pai do candidato a vereador Ozaniel. Em seguida Jânio agradeceu o carinho das pessoas que o receberam e o recebem sempre com um sorriso estampado no rosto e um abraço apertado, e isso pra ele não tem preço e fez uma analogia a tal carinho com o dito popular: “não se pode colher flores plantando espinhos” e afirmou que o mesmo plantou flores enquanto prefeito da cidade e está colhendo até hoje.
Jânio colocou que muitos dizem que as pessoas que o acompanham são pobres, mas defendeu afirmando que elas não são pobres, mas sim ricas de espirito e acrescentou que não ia perder tempo falando mal do prefeito que já está saindo, nem de ninguém, mas queria somente perguntar a Candidata prima do atual Prefeito, pois segundo Jânio “perguntar não ofende”, o porquê dela não querer aparecer ao lado do seu primo o atual prefeito? E não querer também associar a imagem dos dois? E por que ela não andava com o primo na rua?
Jânio concluiu pedindo aos belmontenses que deem um voto de confiança a Janival, pois o mesmo tem perfil e está preparado pra ser um excelente gestor e com certeza fará um governo infinitamente melhor do que o seu.
Após as palavras de Jânio, chegou então a vez do Candidato a prefeito de Belmonte Janival Andrade fazer seu pronunciamento. Janival iniciou dizendo que tem muito orgulho de ter sua imagem diretamente associada à imagem de seu irmão o Deputado Jânio Natal por o mesmo ser um administrador e político de sucesso e ter vários serviços prestados a cidade de Belmonte.
Janival afirmou que o primeiro passo do seu governo será recuperar tudo aquilo que Jânio construiu e que hoje está destruído e abandonado, como o Ginásio de Esportes, os hospitais de Belmonte e Barrolândia, a Praça Dona Dagmar o Estádio Municipal de Belmonte e Barrolândia, a quadra de esportes de Barrolândia, dentre outras obras que atual gestão deixou acabar. Janival ressaltou também que irá recuperar todas as estradas vicinais da zona rural e terminar de calçar toda a cidade dando continuidade aos 80% calçados por Jânio quando foi prefeito de Belmonte.
Na área educacional/profissional Janival informou que já verificou que há viabilidade e em seu governo será implantado uma extensão da IFBA (Instituto Federal da Bahia) na cidade criando uma opção de capacitação e qualificação profissional para os belmontenses. Além disso, respeitará integralmente o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais que é um direito conquistado pelos servidores.
Finalizando, Janival ressaltou que andam dizendo por ai que se ele for eleito quem irá governar a cidade será Jânio Natal, tentando confundir as pessoas. Mas não se iludam, não caiam nessa armadilha, tenham certeza que Janival é quem vai comandar a cidade trazendo o melhor para todo o município. Além disso, também estão querendo comprar a dignidade e a moral do povo oferecendo vantagens em troca do voto como sacos de cimento, cesta básica, areia entre outros, e isso, além de ser ilegal é uma afronta à democracia e a moral do povo belmontense. Por isso, no dia 7 de outubro o povo vai dar a resposta nas urnas votando maciçamente no 44 e com certeza vai ter muito orgulho de ter Janival como Prefeito de Belmonte.