data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 12 anos | Imprimir Imprimir
Agência do Banco de Brasil de Belmonte adere à greve nacional dos bancários.

Com a greve iniciada na terça-feira (18), grande parte das cidades do Brasil só estão tendo acesso aos serviços bancários básicos através dos caixas eletrônicos.

 

Em Belmonte, quem esteve na Agência do Banco do Brasil, única agência bancária da cidade, deparou-se com o aviso de greve colado nas vidraças do prédio.

 

Os bancários em greve fecharam 9.092 agências em todo o país nesta sexta-feira (21), quarto dia de paralisação, segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). Segundo dados do Banco Central, há 21.713 agências bancárias no país, ou seja, mais de 40% das agências ficaram com as portas fechadas nesta quinta.

 

Obrigações
Apesar da paralisação, o consumidor não fica dispensado de pagar faturas, boletos bancários ou qualquer outra cobrança, segundo a Fundação Procon-SP. No entanto, para isso, a empresa credora ou concessionária de serviço deve oferecer outras formas e locais para que os pagamentos sejam feitos, segundo a entidade.

 

A recomendação do Procon é que o consumidor entre em contato com a empresa e peça essas opções de forma de pagamento, como por internet, sede da empresa, casas lotéricas ou código de barras para pagamento nos caixas eletrônicos.

 

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) orienta o consumidor que os pagamentos de contas e tributos podem ser feitos por meio dos caixas eletrônicos, internet, centrais de atendimento, correspondentes bancários e débito direto autorizado (DDA), um serviço no qual é preciso se cadastrar e que permite receber os boletos de forma eletrônica e pagar também inclusive as contas vencidas.