Um jornalista foi agredido no aeroporto de Porto Seguro, enquanto aguardava a chegada da deputada Cláudia Oliveira (PSD) nesta sexta-feira (24). Mário Bittencourt, ex-repórter do A Tarde e que presta serviço para o jornal O Globo, pretendia entrevistar a candidata à prefeitura da cidade que aparece em um vídeo dizendo que desviaria R$ 1 bilhão da prefeitura.
Segundo informações da Delegacia do Turista (Deltur), o jornalista foi até a unidade policial para prestar depoimento, mas, como não era turista, foi encaminhado para a 1ª Delegacia, onde foi ouvido na mesma tarde. Ele foi ferido no braço e teve um equipamento fotográfico danificado por correligionários da candidata enquanto aguardava a chegada dela ao aeroporto.
Segundo Mário, um dos agressores é conhecido como Jairo Júnior, que já foi diretor do Hospital Regional de Eunápolis e que é um dos coordenadores da campanha de Cláudia Oliveira. Ainda não há informações sobre a motivação da agressão e o teor do depoimento prestado pela vítima. A assesoria da candidata ainda não prestou nenhuma informação.
Essas ações infelizmente são comuns na política da Costa do Descobrimento, podemos citar como exemplo, o caso do jornalista Roberto Santos que sofreu diversas agressões nas eleições municipais passadas em Belmonte. Também podemos citar as inúmeras ameaças sofridas por nossa equipe quando cobrimos eventos políticos.
Esse é um costume que tem que mudar, já que, a imprensa livre tem um papel fundamental na democracia e que, se o político não quer ver seu nome de forma negativa na mídia, tem que agir com honestidade e integridade. Não é a imprensa que tem que mudar, são os maus costumes que tem que ser deixados pra trá. Os tempos são outros e os politicos e seus correligionários tem que reconhecer essa mudança.