Nasceu no dia 07 de Janeiro de 1947, em Belmonte Bahia, casado com Dona Maria da Graças, pai de (04) quatro filhos: Claudia,Daniela,Renata e Marcelo (Pepeu).
Iniciei no futebol em 1962 no Esporte Clube America, única equipe que joguei em Belmonte, sendo vice- campeão municipal em 63, campeão em 64 e Bicampeão em 65.
Em 1966 mudei para Itabuna, onde joguei na equipe do Fluminense cujo Presidente na época era o Sr. Frederico que era inspetor de transito naquela cidade, onde também consegui ser campeão Municipal nessa temporada.
No ano de 1967 profissionalizei na equipe do Itabuna e disputei o Campeonato Baiano defendendo a Equipe Grapiúna, posteriormente transferi para o Esporte Clube Vitoria de Salvador atuando por duas temporadas, infelizmente não consegui ser campeão pelo meu rubro negro Baiano. Porem atuei em jogos pelo Vitoria contra Equipes do Cenário Nacional como: Vasco, America (RJ), Botafogo( RJ).Na partida Vitoria 1 x 1 Vasco na Fonte Nova, o gol do Vitoria surgiu em jogada iniciada por mim, onde fiz um cruzamento perfeito na área encontrando o atacante Maromba, que só fez completar a bela jogada, levando a torcida Rubro ao delírio.
Gol Emocionante
Em uma partida onde duas das maiores Equipes tradicionais da nossa Cidade se enfrentaram numa tarde de Domingo no Estádio Municipal EC America x EC Belmonte, ocorreu que o goleiro adversário do E C Belmonte o famoso Plínio, cobrou o tiro de meta, a pelota ( bola) veio em minha direção, dominei em seguida driblei 02 (dois) adversários e na saída do arqueiro Plínio fiz um golaço por cobertura, levando a torcida americana ao delírio.
Partida Emocionante
Esporte Clube America 4 x 3 Esporte Clube Bahia, perdemos o 1º tempo da partida pelo placar de 3 x0, onde a torcida do Bahia fazia a maior festa no Estádio, parecia até ali que iríamos tomar uma goleada histórica, mas eles se esqueciam que restavam 45 minutos da segundo tempo. Voltamos motivados pelos incentivos passados pelo nosso treinador, aos 20 (vinte) minutos da segunda etapa a partida já estava empatada e perto do final do jogo fizemos o gol da virada.
Gols do Bahia : Catitú, Arlindo e Totonho
Gols do America : Nivaldo (meu irmão) Heckel Paiva, Luiz Carneiro (Trator) e Arcângelo
Equipe do America Campeão de 1964 era formada por: Urbano, Zé Herculano, Dino, Gentil,Nivaldo, Archangelo, Heckel Paiva, Hermógenes, Tico, Luiz Carneiro (Trator) e Mario.
Equipe Inesquecível do America de 1965: Urbano, Zé Herculano, Dino, Gentil,Nivaldo, Archangelo, Heckel Paiva, Hermógenes, Naélio, Batuqueiro, Totonho, Catitú, Tico e Luiz Carneiro.
Curiosidade: em toda minha carreira Esportiva em Belmonte, nunca perdi uma partida para o Bahia.