O município de Santa Cruz Cabrália passa a contar, a partir desta quinta-feira (5), com um amplo equipamento público de esporte, cultura e lazer – A Praça da Juventude, inaugurada nesta manhã, com a presença do governador Jaques Wagner.
O espaço oferece quadras coberta e de areia (futebol e vôlei), pista de skate, salas para prática de artes marciais e anfiteatro, e, apesar do nome, está à disposição de pessoas de todas as idades.
O grupo Meninos e Meninas, integrado por 23 idosos, alguns com mais de 80 anos, do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), dançaram durante a cerimônia.
“Fico feliz em ver que um programa simples do Estado, faz um trabalho tão nobre com pessoas da terceira idade. Isso deixa claro que a idade mental, a idade da cabeça é a mais importante”, disse o governador, após elogiar a performance do grupo.
Na ocasião, ele anunciou a construção de um estádio de futebol no município, que tem população estimada em 27 mil habitantes. “O projeto já foi encaminhado para a Conder [Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia]”.
O professor de taekwondo, Ailton ‘Siri’ Oliveira, ressaltou a vantagem de ter um equipamento voltado a desenvolver atividades que ocupem o tempo dos jovens e evitem o contato com as drogas. “Este espaço veio a calhar aqui no Campinho, que é um bairro bem populoso. Nosso trabalho ficou melhor com o espaço adequado pra exercermos a modalidade”.
Antes ter sido entregue oficialmente, a pista de skate da Praça da Juventude já estava sendo utilizada pelos amantes do esporte, que tem ganhado cada vez mais adeptos. O skatista Eleomar dos Reis, 25, aprovou a obra. “A avaliação é muito boa. Cabrália precisava de uma praça como esta. Isso aqui, com certeza, vai tirar e evitar que muita gente entre no mundo da droga”.
Projetos em andamento
Ao município coube a doação do terreno para a construção da praça, com área total de sete mil metros quadrados, e o Governo do Estado, por meio da Conder, ficou responsável pela execução da obra, orçada em R$ 1,3 milhão.
A Praça da Juventude é a segunda inaugurada na Bahia. A primeira foi em Euclides da Cunha, nordeste do estado, em 2011. Outros 15 municípios têm projetos do mesmo tipo em andamento – Salvador, Simões Filho, Barra, Caetité, Cruz das Almas, Formosa do Rio Preto, Glória, Irecê, Juazeiro, Lapão, Macaúbas, Ribeira do Pombal, Olindina, Barreiras e Eunápolis.