data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 13 anos | Imprimir Imprimir
Descaso: iluminação pública acessa diuturnamente.

Em tempos de consumo consciente, energia renovável, reciclagem e outros temas que buscam a utilização responsável dos recursos naturais, sem desperdícios, em Belmonte a iluminação pública municipal fica acessa dia e noite em quase, senão todas as ruas da cidade.

Pelo menos um poste em cada rua fica aceso 24 horas, para se ter uma idéia a Avenida Tamandaré e a Rua Caminho da Saudade são as que têm o maior numero de postes acessos.

Na Avenida 23 de Maio, principal acesso a cidade, podemos ver também vários postes acessos desperdiçando a energia elétrica que após Lei aprovada pela Câmara Municipal há alguns anos, passou a ser paga pelos moradores já embutida na conta de energia.

Segundo a Coelba, A manutenção do funcionamento da Rede de Iluminação Pública até o ponto de entrega é de responsabilidade das prefeituras municipais. Elas são responsáveis diretamente pela substituição de lâmpadas, luminárias e demais equipamentos e materiais que compõe o ponto de iluminação.

Ainda segundo a Coelba, qualquer alteração na Rede de Iluminação Pública, seja de acréscimo ou decréscimo da carga, deve ser comunicado oficialmente à Coelba para que seja atualizado o cadastro e ajustado o quantitativo de consumo a ser faturado.

Quer dizer que quanto mais consumo mais será cobrado dos moradores que sem perceber estão pagando a mais, por causa do mau serviço prestado pela prefeitura.

Como a manutenção da Iluminação Pública é de responsabilidade da Prefeitura, a mesma recebe recursos da Coelba que é arrecada através da TIP (Taxa de iluminação pública) paga pelos moradores.