“Sete dias celebrarás a festa ao Senhor, teu Deus, no lugar que o Senhor escolher, por que o Senhor, teu Deus, há de te abençoar-te em toda a tua colheita e em toda obra das tuas mãos, pelo que de todo te alegrarás”. (Deuteronômio 16.16)
O povo hebreu acreditava que dedicar festas e oferendas agradava ao coração de Deus. Por esta razão aquela nação era tão festeira. Havia diversas festas judaicas, e todas elas para celebrar a Deus. A crença que eles tinham é que agradando ao Senhor haveria a possibilidade de uma colheita muito abundante. A prática de festas e oferendas a uma divindade sempre existiu desde os primórdios dos tempos. A diferença era que o povo hebreu oferecia seus tributos tão somente para Deus, e as outras nações ofereciam suas ofertas para deuses diversos em geral simbolizado por uma escultura.
Este texto do Antigo Testamento é muito antigo, e já remonta a milhares de anos atrás, mas até hoje o costume não mudou muito, continuamos a fazer festas e prestar honra, cada qual para a divindade que acredita.
Biblicamente falando, o desejo de Deus foi sempre que o ser humano buscasse somente a Ele, entretanto Deus nos deu o livre-arbítrio, permitiu que nós, seres-humanos, tivéssemos o direito da escolha. Podemos então escolher se queremos cultuar unicamente a Deus, ou se queremos adorar ou venerar outras divindades preparadas por nossas próprias mãos.
A minha fé é muito parecida com a daquele povo, eu creio que devemos oferecer culto, festas, celebrações e ofertas tão somente a JAVÉ, o Deus eterno, criador dos céus e da terra. Creio que a Bíblia é um referencial de fé através da qual nós podemos nos guiar a fim de aprendermos a celebrar ao Único Deus.
Com esta crença em mente estamos realizando uma grande festividade, a qual chamamos de “Rasgue os céus e desce”. O desejo do nosso coração é que Deus se agrade tanto de nossa oferenda, de tal forma, que Ele rasgue os céus e desça sobre Belmonte, a fim de que nossa colheita também seja plena e abençoada.
Eu quero convidar a você, que tem um desejo no seu coração de adorar somente a Deus, o buscando através do seu filho amado Jesus, segundo a orientação do Espírito Santo, a vir e juntamente conosco oferecer a Deus a nossa festa, tributo, louvor, adoração e honra. Ele se agradará com a nossa fidelidade e nos abençoará, e o resultado disto será que de ficaremos muito alegres e felizes.
Pr. Sergio Rosa – Primeira igreja Batista em Belmonte