HEPATITE C
Doença inflamatória do fígado, causada pelo vírus VHC, que compromete suas funções podendo ser aguda ou crônica. Quando não diagnosticada e tratada poderá causar: cirrose, câncer de fígado e até a morte.
Pode ser transmitida pelo sangue e derivados contaminados; uso compartilhado de drogas intravenosas; relação sexual, principalmente quando há violência; profissionais de saúde que possam ter contato eventual com sangue; hemodiálise (pelo compartilhamento de material contaminado); transmissão na gestação ou parto e uso compartilhado de alicate e tesoura de unha, navalha, aparelho de barbear, escova de dente e material de tatuagem e piercing.
O período de incubação pode ser de 2 semanas a 6 meses. Na maioria dos casos os pacientes não apresentam nenhum sintoma.
A infecção crônica do fígado pode ocorrer pela agressão direta do vírus da hepatite C no fígado ou pela ração inflamatória provocada pelo ataque do sistema de defesa do paciente ao vírus, o que acaba destruindo as células hepáticas.
Não existe vacina para hepatite C. A vacina para hepatite B, existe e está disponível nas unidades de saúde.
O tratamento é gratuito e garantido pelo SUS. O profissional médico que irá avaliar cada caso e indicar o tratamento necessário, assim como sua duração.
Envelhecimento saudável
O avanço tecnológico, saneamento e tratamento de saúde aumentaram muito a expectativa de vida humana. A longevidade é um fato!
MUDANÇAS DE HÁBITOS
Muitas doenças são crônicas, e não é possível ter a cura delas, mas podem ser controladas. Isso, na maioria das vezes, depende muito da pessoa.
Faça o tratamento de reabilitação de seqüelas ocasionadas por alguma doença crônica.
Mantenha hábitos saudáveis: não fume, não beba em excesso, evite ambientes com ruídos muito intensos e exposição ao sol sem proteção. Tenha uma alimentação rica em fibras e pobres em gordura saturadas.
Pratique uma atividade física, que lhe ajudará no controle da hipertensão arterial, diabetes e controlando o colesterol alto, diminuindo o estresse, a depressão e o isolamento
Pratique atividades de lazer, como viajar, dançar. Enfim, tenha como lazer o que Lhe dá prazer
Mantenha a sexualidade: não valorize apenas o ato sexual. Lembre-se de que o contato e o afeto são muito importantes.
Não deixe de ter atividades intelectuais. Leia muito, faça cursos, esteja por dentro dos assuntos que acontecem no mundo. Isso contribui para preservar sua memória.
Cultive sua espiritualidade
Tome corretamente os medicamentos prescritos por seu médico.
Um estilo de vida saudável com medidas simples pode fazer a diferença e proporcionar melhor a saúde e bem estar.
Enfim, o envelhecimento saudável é uma aplicação cientifica do velho ditado: prevenir é o melhor remédio
Para maiores esclarecimentos:
Enfº Fábio P. Madeira
Secretaria Municipal de Saúde